Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

A escolha é sua!!!

Galera último treino da semana, lembrando que amanhã teremos nosso primeiro workout do Mini Open!!!E aí gostaram do Wod???

Estava pesquisando alguns textos na internet e acabei me deparando com este de 17/11/2013 e achei o assunto super importante de ser abordado,vale muito a pena ler e reler. Escrito pelo head coach da CrossFit Brasil, Joel Fridman. Não desanime por ser longo, leia!!!

Treinar ou Competir???

Um dos pilares básicos em que a CrossFit é construída é o de que “as nossas necessidades não variam por tipo, mas sim por grau”, e isso quer dizer que uma dona-de-casa de 60 anos tem as mesmas necessidades de um lutador de MMA, pois todos nós em algum momento da vida temos que agachar, empurrar, tirar coisas do chão, puxar, correr, pular, etc, mesmo que de diferentes maneiras, porém com o mesmo fundamento de cada movimento.

A diferença básica para cada tipo de praticante de CrossFit é então o seu objetivo. E quando alguém traça seus objetivos, esses têm que ser objetivos reais, dentro do limite de cada indivíduo e da vida que o cerca. Nisso acabamos tendo 3 categorias básicas:

Treino de CrossFit, CrossFit como um Esporte recreacional e CrossFit como um Esporte de Alto Rendimento.

E é aqui que para mim esse texto todo é importante, para podermos nos colocar em nosso lugar e saber o que esperar de nós mesmos. Sério! Isso porque muitas vezes nos cobramos mais do que o necessário, cobramos as pessoas em volta também e muitas pessoas acabam se confundindo em um ambiente com tanta variedade de informação, por isso é crucial saber que cada um deve seguir o seu caminho certo, sem achar que todos somos iguais, e mesmo assim convivemos no mesmo ambiente.

Vamos então às explicações.

Treinar CrossFit virou um termo genérico (apesar de errado, já que CrossFit é uma marca) e é o que a grande maioria dos CrossFiteiros fazem, e é simplesmente a base e o porque da CrossFit existir. É o que todo ginásio oficial inicialmente faz, principalmente os primeiros do mundo, antes da explosão de ginásios pelo mundo à partir de 2011. “Treinar CrossFit” é querer estar bem não apenas dentro de um ginásio de CrossFit, mas principalmente fora dele. É aprimorar o seu condicionamento físico e estar melhor preparado a cada dia para a sua vida ou o seu esporte especificamente.

Treinar CrossFit acaba sendo um objetivo para uma vida toda, independente se você vai treinar apenas 3 vezes na semana, ou se vai vir todo dia. É trabalhar em suas fraquezas ou tentar aprender alguma técnica nem que se leve anos para isso, pois você sabe que a cada dia a sua capacidade só aumenta de acordo com seus treinos.

O sacrifício pessoal aqui é mínimo e pode ser adaptado a cada fase da vida, sem nunca ter que se mudar o foco do treinamento. É usar a CrossFit para desenvolver a base física, e daí extrapolar em outras modalidades quando necessário.

Por outro lado podemos pensar em CrossFit como um Esporte Recreacional (apesar, novamente, que CrossFit é uma marca e não uma modalidade esportiva), onde as pessoas/atletas se divertem com os aspectos competitivos em si. Começam a entrar em competições locais, torneios de equipe e até em desafios pessoais menores ou entre ginásios, até mesmo em competições com categorias adaptadas, pelo simples prazer de se particpar de um esporte.

Alguns de nossos alunos acabam caindo nessa categoria, onde o objetivo começa a ser mais específico e trabalhar em suas fraquezas é uma obrigação constante. Alguns sacrifícios começam a ser necessários e o tempo gasto dentro do ginásio aumenta também, seja para se aperfeiçoar em alguma técnica, fazer mais treinos do que o aluno regular, prestar muito mais atenção na sua alimentação e no seu descanso (recuperação) e aprender a como lidar com aspectos e estratégias competitivas.

Apesar de esse ser um lado mais sério e desafiador de CrossFit, ainda temos que nos divertir com isso, tanto durante o caminho de preparação como nas competições em si.

E seguindo essa linha de “ambiente competitivo” é que temos o lado da CrossFit como um Esporte, onde apenas os poucos atletas conseguem chegar. E aqui sim existe uma competição real e legalizada da CrossFit, onde temos o equivalente a um campeonato mundial totalmente organizado pela “marca CrossFit”.

Nesse nível os atletas já vivem para treinar. Os sacrifícios são enormes e aqui nem sempre CrossFit tem a ver com diversão; então como em qualquer outro nível profissional de competição aqui os atletas também estão mais sujeitos a riscos e lesões do que praticantes recreativos.

Atletas desse nível em sua grande parte vivem de CrossFit, dando treino, sendo donos de um ginásio oficial ou simplesmente competindo e nada mais. Sua vida é totalmente voltada para treinar e ser um atleta de elite, pois isso leva muito tempo para se desenvolver.

Um atleta nesse nível é alguém que basicamente faz qualquer WOD que algum outro CrossFiteiro venha a fazer sem ter que adaptar nada e ainda assim raramente ser batido por alguém, por mais que o treino seja todo voltado para as “fraquezas” daquele atleta. É um atleta que se classifica para os “Regionals” sem ter que programar o seu treino especificamente para o “Open”.

Esse é um nível, obviamente, para pouco indivíduos no mundo. Aliás, como em qualquer outro esporte competitivo, e que no final o que conta é o objetivo próximo, a próxima competição e o desafio a ser vencido, sem se preocupar necessariamente com suas consequências futuras ou mesmo com o seu próprio bem-estar.

Valeu ou não ler este texto???E você qual é o seu objetivo???

Wod:

Brazilian Games For Division (Workout 1)

Complete em 6 minutes:

10 Squat Clean 8 Lateral Bar Hop Burpee 8 Squat Clean 8 Lateral Bar Hop Burpee 6 Squat Clean 8 Lateral Bar Hop Burpee 4 Squat Clean 8 Lateral Bar Hop Burpee 2 Squat Clean 8 Lateral Bar Hop Burpee

Skil:

Squat Clean

Bora treinar!!!Hoje melhor que ontem!!!Mini Open!!!3 2 1 GO!!!

Cada dia um treino, cada treino um desafio

©CrossFit Cuesta by Mateus Ferraz. Feito para uso exclusivo do ©CrossFit Cuesta.  

Todos os direitos reservados a ©CrossFit Cuesta.