Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

Vale muito a leitura!!!!

SAÚDE

(texto de Joel Fridman)

"Então vamos começar pelo básico, pelo início. E o início de toda vida profissional para grande parte das pessoas é a entrada na faculdade, onde somos quase todos idealistas, principalmente na área da saúde humana, onde achamos que vamos salvar o mundo. Tenho certeza que é assim em várias profissões, o cara entra em Medicina e uma das coisas que deve ter na cabeça é que vai trabalhar em hospital público para ajudar a população carente, ou ser "Médico Sem Fronteiras" ou algo parecido. Para nós treinadores/professores/Educadores Físicos também não é muito diferente, entramos com um certo ideal na faculdade de darmos aula dentro de favelas para tirar crianças das drogas e dar uma oportunidade para elas, que vamos salvar velinhos do sedentarismo e que vamos fazer todo mundo emagrecer. Bom, algumas coisas vão acontecendo durante a faculdade e na nossa vida profissional algumas oportunidades nos faz ir indo para caminhos diferentes, e acabamos esquecendo um pouco daquele idealismo, e nos faz focar mais nas necessidades financeiras e aspirações dentro de um mundo profissional. Mas para falar a verdade acho que parte daquela chama de salvar o mundo nunca sai de dentro de nós, e poucos sortudos como eu conseguem ir trabalhar com aquilo que gosta, e que gosta do que trabalha, que é realmente tentar melhorar a vida das pessoas, e dar a elas mais qualidade de vida, mais saúde. Por incrível que pareça não aprendemos tanto assim sobre isso (Saúde) na faculdade, ou pelo menos não de uma maneira muito integrada entre todas as matérias que nos passam. Acho que o objetivo era esse, mas só esqueceram de colocar os professores alinhados uns com os outros para terem uma estratégia melhor de como passar isso para os alunos, e como definir SAÚDE de uma maneira mais objetiva. Foi aí que sem querer descobri que esse negócio chamado CrossFit, além de ser divertido e dar resultado, tem uma definição clara e objetiva sobre SAÚDE. Aliás, acho que justamente por ter tal definição é que se consegue resultados, pois sabemos onde queremos chegar.

Então, desde 2007 quando conheci a CrossFit, e 2008 quando comecei a treinar formalmente, fiz meu Level 1 e comecei a dar treinos na CrossFit Vancouver, que tento passar a meus alunos não apenas a experiência física, a prática e a técnica, mas o entendimento teórico do que ele deve almejar para ter uma vida maior e melhor. Desde 2009 quando abri a primeira CrossFit do Brasil muita coisa mudou, e um pouco (talvez muito) da filosofia básica e dos objetivos que nos foram expostos pelo Greg Glassman desde 2000 foram sendo esquecidos ou não se foi dado tanto valor quanto se deveria. Em vários boxes do mundo inteiro, a Intensidade começou a vir antes da Qualidade (Técnica). Os alunos começaram a ser mais estimulados a competir um com o outro do que antes. Ganhar se tornou mais importante do que aprender. E ganhar a qualquer custo não é mais um evento isolado. Cada vez mais alunos querem competir em eventos de final de semana, e ganhar, obviamente. Daí se iniciou um ciclo vicioso entre mais eventos aparecerem para dar conta dessa demanda, e com isso mais alunos começaram a querer competir, até mesmo alunos com poucos meses de experiência. Prêmios são anunciados e almejados, e com isso o "ganhar a qualquer custo" virou uma crescente que só desencadeou em mais lesões (afinal, competições levam ao limite) e mais pessoas usando substâncias para aumentar seu desempenho... TRISTE, pois ambos os fatores nos levam de encontro ao começo do texto, a ir contra a própria SAÚDE.

Não que eu seja contra competições, afinal fui atleta a minha vida toda e organizo eventos competitivos até hoje, porém acho que é função dos treinadores, que antes de mais nada são EDUCADORES FÍSICOS, saber detectar e ensinar a seus alunos se eles estão ou não aptos a entrar em um evento competitivo. Vou voltar nessa questão de competição em outros textos, porém o foco aqui é justamente para tentar lembrar que em qualquer outro tipo de atividade física que tenha eventos competitivos (corridas de rua, travessias, provas de aventura, etc) é preciso antes se medir os riscos, e saber se vale a pena colocar a sua SAÚDE em jogo. Lembrem-se praticamente todos nós começamos a praticar alguma atividade física em busca de qualidade de vida, e de repente se empolgar com competições (que é sim algo divertido) pode estar te desviando do seu objetivo principal, você mesmo. Bons treinos a todos."

Wod: Por tempo

4 rounds 400 mts corrida 15 S2O (50/35)

Skill: Push press

Push jerk

Bora treinar!!!Para Refletir!!!Saúde!!!Better Than Yesterday!!!3 2 1 GO!!!

Cada dia um treino, cada treino um desafio

©CrossFit Cuesta by Mateus Ferraz. Feito para uso exclusivo do ©CrossFit Cuesta.  

Todos os direitos reservados a ©CrossFit Cuesta.