Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

“Dois pesos e duas medidas”...

... é uma expressão popular utilizada para indicar um ato injusto e desonesto, sem o uso de imparcialidade ou isenção de juízos pessoais. Normalmente, está relacionada com situações similares que são tratadas de formas completamente diferentes, seguindo critérios aleatórios e a mercê da vontade das pessoas que as executam. Levando pro nosso contexto, o que vale mais a pena:

- mecânica

- consistência

- intensidade

Na minha opinião, as três tem a mesma medida, sendo apenas uma consequência da outra!!!O desenvolvimento de um atleta começa pela a criação de bons padrões de movimento, aprender a técnica correta de cada movimento, permite mover objetos externos ou o próprio corpo da forma mais eficiente e segura.

A partir do momento que a mecânica já está desenvolvida até um nível satisfatório é necessário testar sua consistência. Bons atletas conseguem repetir o mesmo gesto centenas de vezes sem perder o padrão de movimento.

Em alguns momentos a consistência só é adquirida com um ganho de coordenação ou força, mas um fator que colabora para que todo atleta melhore esse fator é sua capacidade de ser metódico durante os treinos, marcar as distâncias de pegada na barra, levantar a barra nos movimentos de hang da mesma maneira que se executaria uma puxada e sempre saltar nas argolas ou barra fixa da mesma forma garantem que os padrões de movimentos sejam fixados de maneira mais rápida pelo sistema nervoso.

Por fim, quando o praticante já está seguro de sua capacidade de executar o movimento de forma segura múltiplas vezes é hora de ele aumentar a intensidade com mais carga, volume ou velocidade. A intensidade é sempre relativa a cada praticante e chegar a esse estágio pode demorar semanas para alguns e meses para outros, mas é ele que vai garantir um aumento do condicionamento físico.

Na busca desenfreada pela intensidade é comum que algum momento falhas na mecânica e consistência surjam, sendo necessário fazer uma escolha. As vezes essas falhas são mínimas ou aparecem em uma competição ou quebra de PR, momento onde o mais importante é terminar!!! Já quando essas falhas são graves ou constantes é necessário dar um passo atrás na intensidade e voltar a se dedicar a mecânica e consistência!!!

Agora, aproveite os três conceitos e execute-os um a um. A mecânica adequada e o movimento consistente permitirão levantar mais peso e executar mais repetições rapidamente.

Fica a dica!!!

Wod:

15´Amrap 21 jump box 14 deadlift 2 rope climb

Bora treinar!!! Conceitos!!!2 pesos e duas medidas!!!Mecânica, Consistência e Intensidade!!!Better than yesterday!!!3 2 1 GO!!!

Cada dia um treino, cada treino um desafio

©CrossFit Cuesta by Mateus Ferraz. Feito para uso exclusivo do ©CrossFit Cuesta.  

Todos os direitos reservados a ©CrossFit Cuesta.