Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

"Se impressione com INTENSIDADE, não com VOLUME". Greg Glassman

As vezes vejo atletas, questionando as cargas nos treinos ou pedindo por wods mais longos!!!Pesquisando por este tema, encontrei esse artigo escrito por Eduardo Loureiro da Bars'n Ring, que fala exatamente sobre isso. Vale muito a leitura!!!

Quando muitos crossfitters entram para o mundo das competições eles desejam melhorar sua perfomance rapidamente, a ideia mais rápida e mais simples é aumentar a dificuldade dos WODs realizados. Seria esse mesmo o caminho para um progresso mais rápido?

É difícil definir o que é um WOD difícil, mas para efeito de análise, vamos pensar em três parâmetros:

Tempo, carga e complexidade de movimentos.

Tempo:

Se 8 minutos de treino intenso te dão o dobro de resultado que 60 minutos na esteira, 16 minutos de WOD vão dar o quadruplo do resultado, essa é a lógica. Infelizmente nada é tão simples, aqui a matemática e a biologia divergem.

Um dos fatores mais relevantes para o sucesso da metodologia do CrossFit é que ele treina os três sistemas energéticos do corpo, sem me aprofundar nesse assunto, que é um dos mais complexos da biologia humana, é importante entender que temos três tipos de fonte de energia no corpo, uma que dura poucos segundos para esforços muito intensos ATP/CP, uma que dura alguns minutos para esforços médios, anaeróbia láctica e uma que tem uma longa duração para esforços moderados, aeróbia. Assim, treinar apenas com WODs longos no geral vai promover o desenvolvimento maior da ultima fonte de energia em relação as outras, dando menos resultado que uma série de treinos com diversos tempos de treino, visando desenvolver todos os sistemas energéticos humanos.

Além disso é importante lembrar que o corpo tem recursos limitados, mais tempo de treino significa mais desgaste e menos tempo para recuperação que é o momento onde realmente os ganhos de performance acontecem.

Cargas:

Aumentar as cargas de um WOD pode ser uma solução para o aumento da “dificuldade”, mas é importante lembrar que elas podem alterar o tempo final do WOD e o tempo de descanso dentro dele. Voltando aos sistemas energéticos do WOD, podemos pensar que um WOD longo, mas que tenha cargas pesadas o suficientes para fazer um atleta parar entre as repetições não vai fazer com que ele se configure como um WOD cuja a fonte primária de energia seja a anaeróbia láctica ou aeróbia, mas sim o ATP/CP. Isso em si não é um erro mas é importante lembrar que o treino tem que ser sempre pensado para cumprir um estimulo que gere uma adaptação positiva e não para ser difícil.

Complexidade técnica:

Aqui está talvez a parte mais desastrosa quando se pensa em aumentar a “dificuldade” de um treino. Todo movimento realizado pelo corpo constitui um aprendizado, independente se ele é bom ou ruim, um atleta que não tem consistência técnica em algum movimento, executando um exercício em um ambiente de alta intensidade está literalmente ensinando a si mesmo aquele movimento de forma incorreta.

O WOD não é um momento de se realizar adaptações metabólicas, não é o momento de se testar tecnicamente ou aprender movimentos, isso deve ser reservado a momentos de trabalho técnico até que o atleta ganhe maestria do movimento e depois consistência. É muito mais importante atingir a frequência cardiaca “X” durante “Y” minutos, ou realizar um trabalho “Z” do que conseguir realizar determinado movimento.

A aprendizagem deve ser feita em momentos de baixa intensidade, até que o atleta ganhe virtuosidade e consistência no movimento, para só após colocar intensidade nele.

O CrossFit é bem claro em determinar qual é a variável mais importante para uma boa sessão de treino, intensidade, não importa se o WOD são 5 minutos de flexões e agachamentos apenas com o peso do corpo, o importante é realizar a tarefa o mais rápido possível, desde que se preservando a técnica e a amplitude de movimento, esse é o segredo dos melhores atletas, não subestimar nenhuma tarefa e executá-la como se fosse o treino mais importante de suas vidas.

Wod: Por tempo: 50 hang power snatches colocou a barra no chão realizar 30 D.U

Bora treinar!!!"Se impressione com INTENSIDADE, não com VOLUME"!!!Better than yesterday!!!3 2 1 GO!!!

Cada dia um treino, cada treino um desafio

©CrossFit Cuesta by Mateus Ferraz. Feito para uso exclusivo do ©CrossFit Cuesta.  

Todos os direitos reservados a ©CrossFit Cuesta.